Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais

Salto não pára (2)



Terra conhecida, desde 569, século VI, já no Paroquial Suévico, pertencente à catedral de Braga - "Ad Saltum", zona de árvores e natureza bela, é a terra mais antiga do concelho! Tem ao longo dos tempos, marcado uma dinâmica própria na região!

Primeiro, com as grandes Casas Agrícolas da Freguesia que atraíram casais, "caseiros" e "criados", para aí servirem e por cá ficaram; Depois as Minas da Borralha para onde vieram trabalhadores de todo o norte de Portugal; Mais tarde, a emigração e com ela novo surto de desenvolvimento, com a construção de novas habitações e novos comércios.

Os autarcas fizeram a sua parte: Primeiro foram feitas as infraestruturas básicas: Eletricidade, abastecimento de água, estradas , arruamentos , saneamento (vila) e alargamentos do cemitério. Mais: Posto Médico, Lar, Quartel dos Bombeiros, Zona Industrial, Campo de Futebol, Correios , Parques de Lazer, Campo do Tiro, Pista de Autocross, Ecomuseus, etc... A Comissão Fabriqueira da Igreja fez a capela mortuária.

Agora os eleitos, lutam diariamente para lhe dar ainda mais à Freguesia que é o seu orgulho!

Os Projetos já concluídos, aí estão: Melhoria da Rede de Saneamento e Nova Estação de Tratamento (já aprovada); Novo Campo de Futebol e de Chegas de Bois; Nova Sede da Junta de Freguesia;  Alargamento da Estrada de Pereira; Requalificação das ruas da vila, fase 3 (ER 311); Continuação dos projetos do Centro Interpretativo das Minas da Borralha e outros de interesse para a Freguesia, em curso.

 Até, o Deputado do PS, Ascenso Simões pediu ao Ministro, Eduardo Cabrita, no Plenário da Assembleia da República, durante a discusão do Orçamento de Estado para 2018, a instalação de uma Estrutura do SPNA/GNR na vila de Salto!

Estamos no bom caminho!...

Comentários