Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais

Salto não pára (3)



" Salto, Centro Politico e Admnistrativo do Barroso, século XI-XIII, até à emergência da vila de Montalegre (1273). Salto era o Pólo mais dinâmico de Barroso. Em 1258, o Senhor Rei, tinha Paços e havia arte militar, consta da Inquirição de Salto que o Rei ficava lá, quando vinha a Barroso!"

A Freguesia rodeada pelas serras da Cabreira (1262 m), Seixa (991) e Barroso (1279), dista 37 Km da sede do concelho e é servida pela ER 311. Está a vinte e tal kms das auto-estradas, A 7 e da A 24.

Continua importante,  dinâmica e  não aceita parar:

O Edificio Escolar (foto) está renovado e com novo e amplo refeitório, funcionará no 2º periodo letivo; A Avenida Padre Manuel José Jorge está, praticamente concluída; Calcetadas foram ruas em Pereira e Tabuadela ,  renovado o piso  da rua nos Quartos Novos (Borralha); Recuperadas mais habitações no Bairro Novo; Passeios e ponte na ER. 311 reparados;  Também,  o acesso do estradão para a serra da Cabreira, pelas Cruzinhas (Linharelhos) foi melhorado; Foram postos a funcionar os semáforos na rua Central; Limpos e repardos depósitos de água; Serviço de rede da Vodafone, a servir a vila; Modernizado o serviço de entrega dos Registos Postais ; Colocada a iluminação de Natal; A Cruz Vermelha passou a dar sete cabazes mensais de alimentos, a famílias carênciadas da freguesia.

Atividades realizadas: Noite  de Fados Solidária para os bombeiros; Festas de S. Martinho, Tarde de Zumba; Festa de S. Bárbara; Campanha de recolha de donativos, pelo Agricultores para as vitimas dos incêndios ( 76 cubos de palha, 2 toneladas de cereais e 1,5 toneladas de batata) e cursos de formação; Decorre campanha de recolha de brinquedos e livros para crianças, até dia 14, entrega no Ecomuseu.

 No Desporto Federado: Muita atividade competitiva. Salto tem cinco equipas nos campeonatos distritais e os seniores em Futsal comandam isolados o Campeonato! Tem dois jogadores nas selecções distritais.

A seguir: Cabazes de Natal para familias pobres; Presépio ao Vivo, dia 25 de dezembro, no Centro Histórico de Salto; Ceias de Natal das Associções Locais: Comissão de Festas, Bombeiros, Lar Senhora do Pranto; Grupo Desportivo e Banda Filarmónica; Concerto de Natal, dia 17 , na igreja nova, pela Banda Filarmónica de Salto; O 2º Encontro de Cantares dos Reis (13 janeiro); Lançamento de obra literária;  Atividas no Forno da Reboreda (maio) " O pão que o Barroso amassou"; Festa de S. Sebastião (20 de janeiro) com novidades e 15 de Agosto com artista bomba!...

Mais informação: Adquirido pela autarquia, terreno para nova Infraestrutura de Segurança local; Prevista  construção de Hotel de Três Estrelas, junto à Zona Industrial; Residência nas Minas da Borralha (12 quartos); Haverá novas habitações na zona da padaria antiga; Novas prospeções de minerais valiosos, a partir de janeiro, nas Minas da Borralha.

Comentários